Este Blog tem como objectivo dar a conhecer as actividades do nosso grupo no âmbito deste Projecto. Este será actualizado ao longo do ano lectivo.

.Projecto - fotos

Terça-feira, 13 de Janeiro de 2009

Finalmente chegaram!

Depois de vários dias de espera ansiosa e de várias alterações nas datas previstas para a vinda das Dáfnia s , dia 13 de Janeiro finalmente chegaram.

Infelizmente não foi possível assistir à sua chegada, pois estávamos em horário de aulas. No entanto, assim que pudemos, fomos ver a “construção” do habitat em que irão permanecer até ao final do projecto. Foi bastante empolgante o primeiro contacto com as Dáfnias. Esperemos que elas se adaptem bem ao seu novo habitat, senão corremos o risco de elas morrerem (o que poderá acontecer também devido a outros factores), e que tudo corra pelo melhor, visto que as pequenas Dáfnias exigem bastantes cuidados.

Quando elas chegaram, tivemos de realizar alguns procedimentos para verificar se estavam reunidas todas as condições necessárias para a sua sobrevivência e iniciar o seu tratamento. Começámos por verificar as condições da câmara de cultura e observar as condições das culturas de Dáfnias . Após estas primeiras diligências, procedemos à alimentação das Dáfnias (que se alimentam de algas Chlorella vulgaris); colocámos as culturas de Dáfnias na câmara de cultura, mantendo os frascos semi-tapados, fizemos um stock do alimento e, por fim, colocámos as culturas de algas na câmara de cultura, mantendo os frascos tapados. Este foi apenas o primeiro dia de muitos, que esperamos que tenham tanto ou mais sucesso.

E, para mostrar o quão sensível as Dáfnias são e o cuidado que temos de ter para não contaminar o seu meio de cultura, o grupo afixou na porta de ligação ao laboratório onde se encontram as culturas os cuidados a ter com as Dáfnias antes de contactar com elas.

Esse procedimento informa que se tivermos material de escrita ou desenho devemos deixa-lo no exterior da sala, se tivermos um casaco vestido ou muita roupa a devemos despir, as raparigas devem apanhar o cabelo, deve-se usar bata e ainda lavar as mãos e em seguida desinfecta-las com álcool. Devemos também ter o cuidado de verificar se o material a utilizar está esterilizado.

 


 

A nova casa das Dáfnia

 

publicado por projectodaphniamagna às 21:48
link do post | comentar | favorito

.pesquisar

 

.posts recentes

. Trabalho experimental (co...

. Trabalho experimental

. Uma nova etapa ...

. Uma aula diferente ...

. Apresentação à Turma

. Finalmente chegaram!

. Preparar a chegada

. Preparação do Projecto

. Porquê a Dáfnia?

. Morfologia da Dáfnia

. O que é a Dáfnia?

. Site oficial do projecto

. Apresentação do Projecto ...

.links