Este Blog tem como objectivo dar a conhecer as actividades do nosso grupo no âmbito deste Projecto. Este será actualizado ao longo do ano lectivo.

.Projecto - fotos

Sexta-feira, 28 de Novembro de 2008

O que é a Dáfnia?

As Dáfnias são microcrustáceos e são seres zooplanctónicos filtradores  isto é, pertencem ao zooplâncton e obtêm alimento por filtração. Habitam ecossistemas duciaquícolas, ou seja, de água doce, como rios, riachos e lagos, com a única condição de não serem águas demasiado agitadas, mas sim, de preferência, correntes calmas.

As Dáfnias alimentam-se de bactérias, fitoplâncton e, essencialmente, de algas, como a chlorella vulgaris. São, por isso, consumidores de 1ª ordem, ocupando o segundo nível trófico na cadeia alimentar.

O ciclo de vida da Dáfnia apresenta-se como sendo diplonte. Estes seres, que pertencem ao Reino Animal, reproduzem-se sexuada e assexuadamente, dependendo a sua reprodução de vários factores, como por exemplo a temperatura. Quando se reproduzem assexuadamente, fazem-no através do processo de partenogénese. Por esta mesma razão, as populações são constituídas, na sua maioria, por fêmeas.

 

 

Ciclo de vida da Dáfnia

 

 

publicado por projectodaphniamagna às 22:45
link do post | comentar | favorito

.pesquisar

 

.posts recentes

. Trabalho experimental (co...

. Trabalho experimental

. Uma nova etapa ...

. Uma aula diferente ...

. Apresentação à Turma

. Finalmente chegaram!

. Preparar a chegada

. Preparação do Projecto

. Porquê a Dáfnia?

. Morfologia da Dáfnia

. O que é a Dáfnia?

. Site oficial do projecto

. Apresentação do Projecto ...

.links